Atividades Econômicas – Região Sudeste




 

Quais são as principais atividades econômicas praticadas na Região Sudeste?


Os habitantes da Região Sudeste dedicam-se a várias atividades econômicas. Todas elas estão bastante desenvolvidas. A agricultura é praticada em todos os Estados da região. Para cultivar a terra, plantar e colher, utilizam-se técnicas modernas e é comum o uso de máquinas. Os principais produtos cultivados são: café, cana-de-açúcar, soja, milho, frutas, verduras e algodão.


A pecuária já conta com cuidados especiais, como vacinação, assistência de médicos (veterinários), ordenha mecânica entre outros.





Destaca-se pelos rebanhos de bovinos, suínos e ovinos, além da criação de coelhos. Minas Gerais é o maior produtor de bovinos e é responsável pela criação de mais da metade do gado suíno da região.


A avicultura é praticada em todos os Estados da região principalmente em São Paulo e Minas Gerais.


O Estado de São Paulo é o maior criador de codornas do país.


Extrativismo dividem-se em:


Vegetação: apesar da grande devastação da floresta, há extração de madeiras junto à floresta tropical ao norte do Espírito Santo e exploração do cerrado para se obter lenha, em Minas Gerais.


Animal: destacam-se a pesca e a criação de casulo de seda (sericultura), praticada em São Paulo e Rio de Janeiro.


Mineral: o estado mais rico em recursos minerais é Minas Gerais. Ai estão as maiores jazidas manganês, ferro, ouro e pedras preciosas.


No litoral do Rio de Janeiro é feita a extração do sal marinho.





O petróleo é explorado no estado do Espírito Santo e no Rio de Janeiro.


O Sudeste é a região mais industrializada do Brasil, as principais indústrias estão ai localizadas.


A indústria de transformação é a principal atividade econômica da Região Sudeste, sendo São Paulo o maior parque industrial da América do Sul.


As principais indústrias são as Companhias Siderúrgicas em São Paulo (Cosipa), em Minas Gerais (Usiminas) e Itabira (Asecita) entre outras.


Nessa Região estão instalados outros tipos de indústrias: automobilística, naval, petroquímica, têxtil, alimentícia e de aparelhos elétricos.


O comércio também é intenso. Os produtos da Região Sudeste são vendidos para outros estados do Brasil e para outros países.


Para transportar esses produtos e para levar as pessoas de um lugar a outro, a região possui uma rede de transportes bem aparelhada.

 






5 Comentários:

Mateus Gama Leão Sant'Ana disse...

seu blog é muito bom me ajudou bastante em meu trabalho para a escola. valeu

Juliana Mady disse...

Obrigada, você ajudou muito no meu trabalho do colégio.

geise disse...

isso me ajudou muito na prova

Thais Silva Fonseca disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Kaylane Costa disse...

obgd

Postar um comentário