Atividades Econômicas – Região Sudeste




 

Quais são as principais atividades econômicas praticadas na Região Sudeste?


Os habitantes da Região Sudeste dedicam-se a várias atividades econômicas. Todas elas estão bastante desenvolvidas. A agricultura é praticada em todos os Estados da região. Para cultivar a terra, plantar e colher, utilizam-se técnicas modernas e é comum o uso de máquinas. Os principais produtos cultivados são: café, cana-de-açúcar, soja, milho, frutas, verduras e algodão.


A pecuária já conta com cuidados especiais, como vacinação, assistência de médicos (veterinários), ordenha mecânica entre outros.





Destaca-se pelos rebanhos de bovinos, suínos e ovinos, além da criação de coelhos. Minas Gerais é o maior produtor de bovinos e é responsável pela criação de mais da metade do gado suíno da região.


A avicultura é praticada em todos os Estados da região principalmente em São Paulo e Minas Gerais.


O Estado de São Paulo é o maior criador de codornas do país.


Extrativismo dividem-se em:


Vegetação: apesar da grande devastação da floresta, há extração de madeiras junto à floresta tropical ao norte do Espírito Santo e exploração do cerrado para se obter lenha, em Minas Gerais.


Animal: destacam-se a pesca e a criação de casulo de seda (sericultura), praticada em São Paulo e Rio de Janeiro.


Mineral: o estado mais rico em recursos minerais é Minas Gerais. Ai estão as maiores jazidas manganês, ferro, ouro e pedras preciosas.


No litoral do Rio de Janeiro é feita a extração do sal marinho.





O petróleo é explorado no estado do Espírito Santo e no Rio de Janeiro.


O Sudeste é a região mais industrializada do Brasil, as principais indústrias estão ai localizadas.


A indústria de transformação é a principal atividade econômica da Região Sudeste, sendo São Paulo o maior parque industrial da América do Sul.


As principais indústrias são as Companhias Siderúrgicas em São Paulo (Cosipa), em Minas Gerais (Usiminas) e Itabira (Asecita) entre outras.


Nessa Região estão instalados outros tipos de indústrias: automobilística, naval, petroquímica, têxtil, alimentícia e de aparelhos elétricos.


O comércio também é intenso. Os produtos da Região Sudeste são vendidos para outros estados do Brasil e para outros países.


Para transportar esses produtos e para levar as pessoas de um lugar a outro, a região possui uma rede de transportes bem aparelhada.

 






3 Comentários:

Mateus Gama Leão Sant'Ana disse...

seu blog é muito bom me ajudou bastante em meu trabalho para a escola. valeu

Juliana Mady disse...

Obrigada, você ajudou muito no meu trabalho do colégio.

geise disse...

isso me ajudou muito na prova

Postar um comentário