Região Nordeste - Relevo



As formas de relevo mais freqüentes na região Nordeste são os planaltos antigos e extensos:


Borborema, a bacia do rio Parnaíba


Há também as chapadas como a de Diamantina e Araripe, entre essas regiões ficam algumas depressões, onde está localizado o sertão.


Devido às variedades de relevo, a região nordeste se divide em sub-região Meio Norte, Sertão, Zona da Mata, Recôncavo Baiano, Agreste e Litoral.


Meio Norte – (Maranhão e Piauí)


Sertão – (Interior do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e parte de Minas Gerais que fica na região Sudeste)


Zona da Mata e Litoral – O que chamamos de Zona da Mata, são locais próximos ao litoral que vão desde o Rio Grande do Norte até o Sul da Bahia, é que antes esses locais eram cobertos de Mata Atlântica, atualmente sobrou o equivalente a 8% da vegetação original.

Recôncavo Baiano – Fica na Bahia e são desenvolvidas atividades econômicas da agricultura (plantação de cacau, fumo, cana) mineração (extração de petróleo) e indústrias.



Agreste – Zona de trânsito entre os climas úmido (do litoral) e seco (do sertão) presente em Paraíba e Pernambuco. Nessa região a atividade econômica de peso é a criação de gado.

Comentários:

Postar um comentário