Danças na Região Norte



O Círio de Nazaré



Basílica de culto católico, localizada no bairro de Nazré, quase no coração de Belém, no local onde foi encontrada em 1700, uma imagem de santa, réplica de que é venerada em Extremadura, Portugal. A construção teve início em 1909 e terminou em 1923, e é o quarto templo que a devoção paraense dedicou a Nossa Senhora de Nazaré.

Sairé



O Sairé, também chamado Toriuna, é uma procissão dançada por ocasião das festas de São João, Santo Antônio, São Tomé e outros santos. Típica do Amapá, dança-se também no Pará e no Amazonas. Cerimônia entre religiosa e profana, foi adotada pelos jesuítas para atrair os indígenas a indígenas católica.







Pajelança


Forma de culto xamânico que ocorreu na região Norte, com rituais de origem indígena mesclados a elementos do espiritismo, catolicismo e dos cultos afro-brasileiro. Os celebrantes são chamados “pajés”, termo de origem tupi que significa xamâ.






Carimbó


O Carimbó é dançado principalmente no Estado do Pará e seus arredores como Salinas.


Bragança. Ilha do Marajó. É uma procissão muito apreciada pelos negros que procuram assim render homenagem ao Santo de sua raça, o São Benedito. No dia 8 de dezembro, ficam um pau de sebo, o mastro do Divino na praça, em frente a igreja do respectivo santo, enfeitado de flores, frutas e ensinada por valioso prêmio.





Marujada


A Marujada é uma dança de origem amazonense. Faz parte do ciclo das festas juninas. É um dos entremos mais apreciados durante essa época festiva no Norte e no Nordeste do país.






Marabaísco


Ao Amapá cabe a primazia da dança do Marabaísco. É a diversão predileta das classes trabalhadoras da rica região. E dançando geralmente a partir do sábado de aleluia até o domingo do Divino. Homens, mulheres e até crianças tomam parte nos folguedos.






Cancioneiro


Em 2007 no Belém do Pará, a Irmandade de Marajuda de São Benedito de Bragança recebeu um presente especial durante a comemoração pelos 207 anos.


A primeira traz rizadores da comitiva de São Benedito cantando uma folia em louvor ao Santo e Muacos do regional da Marujada, tocando os temas rituais.













Comentários:

Postar um comentário