População - Centro-Oeste
A região Centro-Oeste, composta pelos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal, até 1960 era uma área de grandes espaços pouco ocupados. Naquela época, a principal atividade econômica da região era a extração de ouro e pedras preciosas.
A partir dos anos 1950, o Centro-Oeste passou por grandes transformações, devido principalmente:
A construção da capital federal do Brasil, Brasília, inaugurada em 1960, que levou ao estado de Goiás e ao Distrito Federal milhares de brasileiros de outras regiões.
A construção de várias rodovias ligando Brasília e Centro-Oeste as outras regiões.
A economia da região Centro-Oeste baseou-se inicialmente na exploração de garimpos de ouro e diamante e foi gradativamente, sendo substituída pela pecuária.
O Centro-Oeste ainda apresenta o que os estudiosos chamam de vazio demográfico, embora isso venha modificando-se bastante nos últimos anos, com um grande surto migratório, proveniente de várias partes do Brasil e, mais especialmente do Sul.
O índice de desenvolvimento humano (I.D.H), do estado em 2000, foi de 0,776, a menor posição no ranking brasileiro, e a expectativa de vida chegou a 72,8 anos em 2006, acima da média brasileira de 72,3 anos.
Comentários:
Postar um comentário