Cultura na Região Norte


Festival Folclórico de Parintins  -  Festa do Boi


Parintins, localizada a 392 quilômetros de Manaus, na ilha de Tupinamborana, a margem direita do Rio Amazonas, é um dos principais celeiros culturais da Amazônia.


O Boi-bumbá, tradição celebrada inicialmente como uma festa no meio da rua, atualmente, reúne uma multidão de 40.000 pessoas, num bumbódromo, que assistem a disputa entre os dois bois, representados pelos grupos Vermelho ou Garantido, e Azul ou Caprichoso.


Na década de 60, o boi-bumbá, foi para as quadras criando então o Festival Folclórico.


Em 1985, montou-se um bumbódromo de madeira, com arquibancadas, camarotes e uma arena acimentada para a apresentação dos grupos. Em 1988, foi inaugurada a versão em alvenaria, definitiva.




A festa realizada todos os anos nos dias 28, 29 e 30 de junho, começou quando em 1912, a comunidade passou a levar anáguas.


Instrumentos Musicais: duas caixas. As mulheres cantam como solistas acompanhadas do coro geral.


Coreografia: A coreografia do Maralbaixo é arbitrária dada a improvisação dos figurantes. Os dançarinos ora formam filas, abraçados um aos outros, ora separados, se organizam em filas três a três, ora ficam lado a lado, enfim permanecem isolados frente a frente, e dançam ao som da música, em compasso binário.


Os passos variam com os toques das caixas que os tocadores, a um canto, fazem soar, trata-se de um quadro de muita alegria, vivido sob um céu cristalino. As cores vivas das vestimentas, ou fitas, as flores, tudo contribui para emprestar exuberante vivacidade a esta bonita dança.


O Maralbaixo é dançado durante vários dias e noites seguidas, sem interrupção. Entretanto, homem, rapazes e crianças exibem em lutas corporais, saltos elásticos, capoeira e outros jogos de competição.

1 Comentário:

Unknown disse...

foi boa a revista
muinto legal

Postar um comentário