Vegetação - Região Norte




Na região Norte está localizado um importante ecossistema para o planeta: a Amazônia.



Além da Amazônia, a região apresenta uma pequena faixa de mangue (no litoral) e alguns pontos de matas galerias.


Aprender as características físicas de uma região depende, em grande parte, da capacidade de dedução e observação:na Região Norte, a latitude e o relevo explicam a temperatura;a temperatura e os ventos explicam a umidade e o volume dos rios;e o clima e a umidade, somados, são responsáveis pela existência da mais, variedade e densa Floresta do planeta, ou seja Floresta Amazônica ou Hiléia.




O clima da região, quente e chuvoso, permite o crescimento das espécies vegetais e a reprodução das espécies animais durante o ano todo. Isso faz com que a Amazônia tenha a flora mais variada do planeta, além de uma fauna muito rica em pássaros, peixes e insetos.


A Floresta Amazônica apresenta algumas variações de aspecto, conforme o local, junto aos rios, nas áreas permanentemente alagadas, surge a mata de igapó, com árvores mais baixas. Mais para o interior surgem associações de árvores mais altas, conhecidas como de várzea, inundadas apenas durante as cheias. As áreas mais distantes do leito dos rios, inundados somente por ocasião das grandes enchentes, são de mata de terra firme ou caaetê, que significa mata de proporções grandiosas.





Comentários:

Postar um comentário