Hidrografia - Região Nordeste



A hidrografia estuda os rios, mananciais e lagos de uma região.



Apesar de ser conhecida como a região das secas, o Nordeste possui as seguintes bacias hidrográficas:


• Bacia do São Francisco: é a principal da região é formada pelo rio São Francisco e seus afluentes.


• Bacia do Parnaíba: é formada pelo rio Parnaíba, localiza-se em sua maior parte no Ceará e Maranhão.


• Bacia do Atlântico Nordeste Oriental: abrange os estados do Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Alagoas. Os rios são: Jaguaribe, Piranhas-Açu, Capibaribe, Acaraú, Mundaú e Paraíba.


• Bacia do Atlântico Nordeste Ocidental: situa-se entre as regiões Norte e Nordeste, e quase sua totalidade fica no estado do Maranhão.
 
• Bacia do Atlântico Leste: fica entre Nordeste (Bahia e Sergipe) e Sudeste (Minas Gerais e Espírito Santo). Nessa bacia é comum a pesca de subsistência, ou seja, as pessoas pescam para sobreviver.


É importante ressaltar que nessa região a importância dos rios assume uma dimensão maior por ter grande parte de clima seco.


O problema da seca


Artistas já retrataram o problema da seca em obras como "Os Retirantes", de Cândido Portinari, outros retrataram em teatro, cinema e televisão, muitos preferiram livros, versos ou música. Destacamos aqui uma composição do cordelista Patativa do Assaré, largamente divulgada na obra musical de Luiz Gonzaga, que a interpretou lindamente: A triste partida.


1 Comentário:

Unknown disse...

tirei todas as minhas dúvidas. me ajudou bastante,eu agora vou ter uma ferramenta otima para apresentar meu trabalho.

Postar um comentário